quarta-feira, 9 de abril de 2008

ESTADO DE SÃO PAULO (VAPTLENTO)


Considerado o "motor econômico" do Brasil e o mais importante dos estados, o mais rico estado do Brasil, e figura entre os estados com alto Índice de Desenvolvimento Humano, sendo superado apenas por Santa Catarina e pelo Distrito Federal.
Sua população é a mais diversificada do Brasil e descende principalmente de imigrantes italianos e portugueses, embora haja também influência de ameríndios e africanos e de outras grandes correntes migratórias, como árabes, alemães, espanhóis e japoneses. Sua capital é a cidade de São Paulo.

O CASAL NA COZINHA....



SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA...


As melhores comidas sempre surgem de improviso, é o caso da cearense, prato típico de Porto Feliz.

Fato que deu origem a cearense aconteceu há quase 30 anos, quando quatro senhores de famílias conhecidas da cidade foram a Mato Grosso para sua tradicional pescaria anual.

Depois de alguns dias de pescaria, chegaram notícias que um novo grupo se juntaria a eles, perceberam que a comida não daria para todos, então, um deles decidiu ir a vila mais próxima para fazer compras, mas no caminho, como todo bom pescador, fez várias paradas para tomar umas e outras. Quando chegou, tudo já estava fechado. Só encontrou num armazém dois quilos de carne de peito de boi, um quilo de tomate e um quilo de cebola.

Voltando ao acampamento, resolveram cozinhar tudo junto com o feijão que ainda sobrara no rancho.

Apesar da primeira reação ter sido justamente imaginar que aquela carne dura com feijão não ficaria saborosa, isto na aconteceu. O peculiar prato recebeu o nome de cearense, devido à mistura de ingredientes, e ao comentário de um dos pescadores, o Sr. Emílio Coli, que teria dito: isto parece comida de cearense.Quando retornaram a Porto Feliz explicaram tal comida as suas esposas que acrescentaram bacon, lingüiça calabresa, orégano, louro e cheiro verde.A tradição se perpetuou, fazendo com que Porto Feliz seja uma das poucas cidades com um prato típico, bem saboroso e equilibrado. Por não ser feito à base de carne de porco e sim de boi, não é tão forte quanto a feijoada, mas também aquece em tempo de frio. Servido com arroz, algum tipo de verdura cozida como couve e chicória e farinha de mandioca a cearense é imperdível para quem visita a cidade ou para quem quiser experimentar fazer em casa, acrescentando seu toque especial.


Receita da Cearense de Porto Feliz

Ingredientes:

1Kg de peito de boi

1Kg de feijão carioquinha

1Kg de cebolas

1Kg de lingüiça calabresa

200g de bacon cheiro verde, louro, sal, pimenta vermelha ou do reino e orégano para temperar.


Modo de fazer:

Para começar, cozinhe o feijão da forma tradicional, mas sem tempero. Reserve. Cozinhe na panela de pressão o peito de boi picado em cubos médios com um pouco de sal por quinze minutos. Separadamente, frite o bacon, refogue a cebola, o tomate e os temperos. Acrescente, a lingüiça que ante deve ser passada em água fervente, junte tudo em um caldeirão para engrossar o caldo e pegar gosto.Na hora de servir, acompanha arroz branco, verdura cozida e farinha, além de um reforço da pimenta para quem quiser e, uma saladinha de alface e tomate.

Azul Marinho (Ubatuba)

AZUL MARINHO:


1kg de postas de peixe firme (robalo, garoupa, etc.);


5 bananas nanicas bem verdes;


100 g de cebola ralada ou picada;


3 dentes de alho espremidos ou picados;


250 g de tomate cereja (pode ser do Débora);


2 colheres de sopa de azeite;


¼ de xícara de chá de farinha de mandioca;


2 colheres de sopa de coentro picadinho;


2 colheres de sopa de salsa batidinha; sal; pimenta malagueta ou calabresa esmagada.





Corte o peixe em postas de 3 cm; tempere com sal. Descasque as bananas com faca e coloque de molho na água fria. Coloque o azeite numa panela grande rase e acrescente a cebola e o alho. Refogue por 2 minutos e coloque os tomates (se quiser sem pele nem sementes) cortados grosseiramente e refogue até os tomates começarem a desmanchar. Coloque sal, salpique metade do coentro e misture. Coloque as bananas e cubra com a água na qual ficaram de molho. Verifique o sal e cozinhe até as bananas ficarem macias. Retire as bananas da panela e reserve. Coloque então as postas de peixe na panela e se necessário coloque mais um pouco de água. Salpique com metade da salsinha e cozinhe até que o peixe fique macio. Cerca de 12 minutos, retire do fogo e mantenha aquecido. Prepare o pirão, colocando as bananas noutra panela e amassando-as com um garfo. Vá acrescentando o caldo do cozimento até obter um pirão cremoso. Coloque na mistura a salsinha e o coentro restantes, coloque a panela no fogo e vá juntando farinha de mandioca aos poucos, mexendo para não grudar (vai ficar grosso - se quiser um pirão apenas cremoso, não coloque a farinha de mandioca, colocando-a no prato na hora de servir). Retire do fogo e se necessário coloque mais sal. Coloque o pirão no fundo de um prato e sobre ele a posta de peixe com o caldo do cozimento. Sirva acompanhado de pimenta malagueta.

SOBREMESAS...


PAU - A - PIQUE E COROA DE NOIVA


A CULINÁRIA BRASILEIRA


A culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, indígenas e africanos. Muitas das técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e dos portugueses. Esses faziam adaptações dos seus pratos típicos substituindo os ingredientes que faltassem por correspondentes locais. A feijoada, prato típico do país, é um exemplo disso. Os escravos trazidos ao Brasil desde fins do século XVI, somaram à culinária nacional elementos como o azeite-de-dendê e o cuscuz. As levas de imigrantes recebidas pelo país entre os séculos XIX e XX, vindos em grande número da Europa, trouxeram algumas novidades ao cardápio nacional e concomitantemente fortaleceu o consumo de diversos ingredientes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_do_Brasil